Controle Financeiro – Principais métodos

Tempo de leitura: 2 min

Controle Financeiro – Principais métodos

Muitas pessoas se perguntam qual a melhor divisão das despesas para se ter um controle financeiro e um orçamento pessoal saudável. Hoje vou dar dois exemplos de métodos que comumente são utilizados em diversas consultorias financeiras no mercado.

É importante ressaltar que esses métodos não são um padrão determinante. Cada pessoa tem especificidades em relação às suas finanças, e os métodos que apresento a seguir nada mais são que direcionadores, apenas. O importante é que você tenha um controle financeiro, saiba realmente o alcance da sua renda e com isso consiga poupar para atingir objetivos futuros.

Como ferramenta de controle financeiro, deixo aqui disponível uma planilha para controle das suas finanças. Essa planilha foi criada por mim e ela já demonstra os percentuais que você gasta com cada tipo de despesa. Dessa forma, a análise do seu orçamento pessoal em relação aos métodos que demonstro a seguir ficam mais fáceis.

Planilha Orçamento Pessoal

Método 50 – 15 – 35

Este método é aplicado pelo Guia Bolso , e é uma boa referência. Uma ótima forma de organizar o seu orçamento pessoal é seguindo essa regra dos 50 – 15 – 35, dividindo as suas despesas em três grupos:

  • Despesas essenciais: aluguel, alimentação, luz, água e transporte
  • Prioridades financeiras: previdência, investimentos e dívidas de longo prazo
  • Gastos relacionados ao estilo de vida: academia, viagens, restaurante, lazer.

Essas despesas citadas acima devem receber 50%, 15% e 35% da sua receita, respectivamente. Isso facilita identificar o que pode ser cortado rapidamente ou não. Se cerca de 60% das suas despesas são direcionadas para as despesas essenciais é o momento de analisar aonde pode cortar ou reduzir gastos.

Método dos Potes

Esse método divide todos os seus gastos em 6 Potes, que também possuem percentuais determinados. Cada pote se destina a uma despesa especifica. Segue abaixo os percentuais destinados a cada pote.

metodo dos potes orçamento pessoal

Esse método divide todos os seus gastos em 6 Potes, que também possuem percentuais determinados. Cada pote se destina a uma despesa especifica. Segue os percentuais destinados a cada pote.

  1. 55%: Despesas diárias e pagamentos de contas mensais fixas, como quitar dívidas, pagar internet, luz, água, aluguel, e etc.
  2. 10%: Gastos para seu lazer. Ou seja, para o cineminha, restaurantes, cerveja importada, bares, shows, entre outros prazeres da vida.
  3. 10%: Dinheiro que deve ser utilizado para seu futuro. Você deve guardar essa porcentagem na poupança, ou fazer algum investimento confiável, e só tirar quando estiver independente financeiramente.
  4. 10%: Esse dinheiro deve ser gasto para seu crescimento profissional e pessoal, com ele você pode fazer cursos, palestras, comprar livros. Enfim, é um gasto para expandir sua mente.
  5. 10%: Percentual usado para comprar coisas que melhorem sua vida pessoal, como um carro, uma TV, a mensalidade da academia, etc. O puro creme do consumo. Reserva pessoal. Deve ser alimentado sempre.
  6. 5%: Devem ser guardados para presentes e caridade. Sempre que estiver chegando a data de alguma comemoração, você pode tirar esse dinheiro para presentear o sortudo. Caso deseje ajudar alguma organização, esse também é o pote certo.

Espero que esse post tenha lhe ajudado a dividir melhor o seu orçamento dentro do controle financeiro que realiza. Assim, evidenciar quais gastos devem ser reduzidos ou cortados fica mais fácil!

Se você quiser se aprofundar no assunto e colocar em prática, venha conhecer o treinamento que pode fazer diferença na sua vida.

Clique sobre a imagem

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!